…. Sabe o que é “bonito” sobre o Corona Vírus? Nada.
Vale um desabafo, como empreendedor e um “menino da nova geração”. Mesmo jovem já aprendi que qualquer situação de desconforto pode nos fazer amadurecer, em especial, socialmente.
1. Senso de Igualdade:
Quem aqui já foi pobre, tem um parente bem carente ou amigos que não possuem recursos vastos? Pois é galera, esse pessoal já sofre demais com o SUS, todos os dias. Essa galera é a base da nossa sociedade, quem faz a roda girar, e enquanto só eles viviam diariamente a ineficiência do sistema de saúde nós só assistíamos e desligávamos a TV com uma hipocrisia danada (a maioria) “que horrível”. Agora, é para todos. Rico ou pobre, todos são iguais. Ou entendemos isso ou qualquer crise social não passa rápido. Quando foi a última vez que você pediu por favor ao garçom, obrigado ao manobrista e bom dia ao porteiro? Então, essa dor que alguns sentem hoje era o dia-a-dia de muitos outros, espero que todos sentindo na pele o quão horrível é não ter saída para uma solução rápida, a dor e o medo constante (mesmo que temporário) tenhamos uma lição para nos sensibilizarmos sobre a situação do próximo, no mínimo, com um manifesto de respeito, educação e zelo. O lugar do outro é sempre o mais difícil de se colocar, e, no início e fim do dia, somos todos iguais. No matter the race, financial conditions or any other aspect (intellect, fame, talent or whatever). Que definitivamente o padrão e o sistema de saúde geral seja adaptado para abrigar e tratar qualquer ser humano de maneira descente e menos desigual. Que os governos aprendam que isso é essencial, que todos reconheçam isso por lembrar sempre que somos todos iguais e sócios (so-ci-e-da-de). Assim espero, assim precisamos.
2. Senso de responsabilidade:
Quantos davam risada, “a greta é uma criança playboy”, “esses meninos achando que podem mudar o mundo falando de clima e oceano poluído” e etc… Pois é, enquanto os jovens intelectuais dos países mais desenvolvidos traziam a luz uma nova geração preocupada com os reflexos das atitudes que teriam que sustentar daqueles que comandam o mundo hoje e que não se importam em estrangular os recursos naturais do nosso planeta e tão pouco medem o prejuízo ambiental da proporção de seu modelo consumista e hiper produtivo, a maioria da sociedade global novamente apenas assistia e julgava “tenho problemas maiores para resolver, isso é coisa de criança e etc”. Mas outra catástrofe aconteceu, uma pandemia, e vejam só: MADE IN CHINA, o país com menor custo produtivo do mundo, base para suportar o excesso e descontrole do padrão de consumo desorganizado das pessoas. E sabe o que aqueles meninos e meninas pregavam? Responsabilidade, organização e consciência. Seja em uma crise como esta (recessão) ou em uma crise por crescimento exponencial, sem organização e consciência a dor fica muito maior e os efeitos negativos com impactos gigantescamente desproporcionais aos necessários. Me lembro de quantas vezes, quando eu explicava que a HomeRefill (modelo de compras de itens essenciais pautado em reposição e não impulso) era sustentável, precisava discutir com experts de sustentabilidade me questionando se “então é tudo reciclável?”. É bizarro e difícil de explicar que um modelo inteligente de distribuição é inevitável para manter e abrigar o ritmo de crescimento global de maneira sustentável (possível), que a demanda essencial deve ser transformada em um modelo planejado e previsível pois o modelo atual é insustentável, ele estupra o meio ambiente e causa danos que podem ser irreparáveis com seu excesso de desperdícios em todos os sentidos visando apenas incentivar e atender sentimentos egoístas de “quero agora” combinando o impulso com o descontrole de não saber o que é necessário de fato. Pois bem, na crise a verdade é a mesma, sem organização e previsibilidade ela fica muito pior. Me orgulho de saber que se todos tivessem um refill (controlassem o que é essencial por reposição e não impulso) o mundo passaria por esta fase com impactos muito menores. Quer a prova? Quais são as orientações para não espalhar o vírus? Qual a forma de garantir o abastecimento para todos? Organização. Quem sai, sai porque e de quanto em quanto tempo. Quais produtos, para quantas pessoas e de quanto em quanto tempo. Ninguém quer ficar sem lavar as mãos, mas ninguém sabe quantos sabonetes precisa por dia/semana/mês, enquanto não souberem, uma hora o mundo vai sofrer muito para todos continuarem lavando as mãos pelo crescimento descontrolado ou quando uma crise acontecer vai ser difícil garantir que todos lavem as mãos sem causar prejuízos a saúde por falta de organização.
Espero que entendam: Papel higiênico, sabonete, limpeza, alimentação básica, isso é igual á agua e energia, sem organização é insustentável.
Antonio Guedes
Adorei seu texto. Estava falando exatamente isso hoje pela manhã.
Amauri rota
Organize tudo com a home refil ….simples , rápido e prático. …nao pega fila ,não tem stress e ainda não precisa ficar procurando vaga em estacionamento de mercado
Dones Almeida
Show Guilherme!
Foi está visão que tentei passar quando chamei aquele moleque de “play boy fdp”!
Eu sempre soube que perante o Criador todos somos iguais e nunca deixei ninguém pisar em mim por mais que fosse tão rico, pois no fim tudo iguala!
Forte abraço e sucesso!
Kim Lima
Perfeito!
O mundo não precisa de novas políticas e sistemas de governo para sobreviver, o mundo precisa de consciência…
Luiza
Parabens!!!todos nos somos iguais e temos q nos conscietizar na importancia do poupar.